segunda-feira, 28 de março de 2011

A chegada da Mudança no Brasil

A nossa mudança chegou ao Brasil no dia 08/11/2010, aproximadamente um mês de pois que a embarcaram, e um mês e alguns dias depois que a mesma foi recolhida de nosso apartamento no México.

Apesar de a mesma ter chagado ao Brasil quando eu indiquei, ela só foi liberada no dia02/02/2011, quase três meses depois de haver chegado, tudo por falta de disposição da Receita Federal e da Receita Estadual em processar a mesma e liberá-la do pagamento de impostos federais e estaduais.

Só de gastos de armazenagem e demourrage do container foi pago aproximadamente R$ 10 mil.

Apesar de a mesma haver chegado em Fevereiro, só pudemos recebê-la agora há três dias, principalmente por problemas de agenda.

Agora preparem-se para o pior. Como fazemos para as coisas que antes cabiam esparsamente num apartamento de 300m2 caibam num apartamento de 100 m2? Esta é a pergunta que deveríamos ter feito quando chegamos ao México e quando começamos a comprar todas aquelas coisas lindas e baratas. Chegando aqui tivemos que dar aproximadamente 1/3 das nossas coisas, um porque não cabiam e dois porque aqui já tínhamos um apartamento semi-mobiliado.

O conselho que eu deixo é: antes de comprar as coisas no México, pense que você um dia vai voltar para o Brasil, e não necessariamente para um apartamento tão grande quanto o de lá.

5 comentários:

  1. Bom dia Reginaldo,

    Como faço para te passar um email? estou prestes a ir para o mexico como expatriado e gostaria de te fazer algumas perguntas.

    ResponderExcluir
  2. Victor,

    Deixe o seu e-mail aqui neste espaço que eu não publico mas te respondo pelo mesmo e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Reginaldo, gostaria de detalhes de gastos com transporte México Brasil, tais como esse atrazo e custos de 10 mil que voce comentou.
    Poderia por gentileza enviar um email com explicacao mais completa?
    cristoninho@superig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Reginaldo,
    Meu nome é Fabio e também queria te passar um e-mail para uma 'consultoria' tua para assuntos relacionados a voltar ao Brasil...
    Meu e-mail é fcuppo@hotmail.com
    [ ]

    ResponderExcluir